CRM quer dizer "Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente), que nada mais é do que estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente que deve ser aplicado desde pequenas até grandes organizações, ele é utilizado para gerenciar e analisar as interações com seus clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumento das vendas e a assertividade na captação de novos clientes.

Através do armazenamento de informações dos clientes atuais e potenciais, desde o primeiro contato até o relacionamento duradouro com este, o CRM contribui para o sucesso das empresas em tudo o que se relaciona com o atendimento ao cliente.

É possível se conectar com os seus clientes e ter um histórico desse relacionamento em tempo real. Alguns benefícios de aplicar o uso do CRM na gestão da sua empresa:

  • Histórico de hábitos de consumo e/ou solicitações de serviços;
  • Aumento da fidelidade, satisfação e retenção de seus clientes;
  • Antecipar os desejos com base em comportamentos anteriores;
  • Acompanhar sua empresa e fazer o gerenciamento de vendas a qualquer hora, em qualquer lugar;
  • Visualizar a integração total entre seus departamentos e desempenho e ainda ter o perfil do seu cliente em tempo real;
  • Muitas estratégias gerenciais podem ser moldadas a partir dos resultados obtidos com seu CRM, aumentando as possibilidades de resultados assertivos e consequente aumento do resultado financeiro no final do mês.

A equipe de gestão de vendas irá te agradecer pois com o CRM é possível disponibilizar agenda colaborativa, chat interno e central de notificações, com isso é possível facilitar o processo de alavancagem da produtividade de sua equipe de vendas. E sem falar nas principais atividades dos seus vendedores, possibilitando inclusive analisar seus resultados, bem como consultar propostas, agendamentos de visitas, tudo em um único lugar.

Entretanto, é importante frisar que a plataforma reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferências. O que torna a solução de CRM uma das tecnologias corporativas mais importantes e inovadoras disponíveis para empresas devido ao fato de como ela usa as informações dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local.

Com o uso do CRM é possível fazer o rastreio e gerenciar as informações do cliente; conectar toda a equipe através da integração, eliminar a repetição de tarefas por vários departamentos, tendo em vista que agora tudo está integrado.

Mas, se você me perguntar se sua empresa realmente precisa de um CRM, bem neste caso eu posso te ajudar a tirar suas próprias conclusões, com apenas algumas perguntas:

  • Seu departamento de vendas está sempre viajando? As informações de cada vendedor está a sua disposição e dos demais interessados em tempo real?
  • Você consegue encontrar com facilidade os dados dos clientes bem como seus históricos para tomar decisões na hora?
  • Seu gerenciamento em planilhas e/ou agendas tradicionais está seguro, os resultados são precisos?
  • Você usa vários aplicativos/sistemas que você chama de CRM, mas que eles não se conversam, não são integradas essas informações?
  • Você está preparado para o crescimento da sua empresa?
  • Você sabe se o seu cliente está realmente satisfeito ou sua empresa está deixando a desejar?
  • Você está sobrecarregado com o acumulo de funções burocráticas?

O sucesso de um empreendimento está diretamente relacionado a forma como você se conecta com seus clientes, a qualidade e a durabilidade do relacionamento com eles. Com uma visão holística de cada processo e interação você alcançará resultados muito mais significativos e reais. Sem falar no aumento da fidelidade, satisfação e retenção de seus clientes. Gostou deste artigo sobre CRM - Entre em contato com Thor ERP e saiba como podemos ajudá-lo(a) ainda mais!