Até um tempo atrás quando se falava em software ERP logo já se pensava em grandes companhias, devido aos altos custos de implantação, hoje tudo isso já é uma realidade para pequenas e médias empresas, diante de um mercado dinâmico e competitivo, já se tornou inviável gerir os negócios com base em uso de planilhas apenas, com isso vemos que já existem excelentes opções de software para fazer a gestão a um custo que comporta o orçamento das pequenas e médias empresas.

A menos de uma década os sistemas ERP tinham como principal função a gestão de atividades internas, como gestão do contas a pagar e a receber, controle de estoque, entre outros. Hoje a preocupação também é tratar as questões de relacionamento com o consumidor e fornecedores.

O sucesso ou fracasso de um negócio está diretamente relacionado à sua gestão, salvo pouquíssimas exceções de motivos de força maior. Portanto, investir nela é essencial. Em tempos de evolução tecnológica e conhecimento, a gestão está cada vez mais automatizada, realizada com o auxílio de softwares conhecidos como Enterprise Resource Planning (ERP), os sistemas integrados de gestão auxiliam empresários de vários segmentos a controlar os dados da sua empresa e a tomar decisões mais assertivas com base neles.

Para os empresários entenderem melhor como esse sistema funciona, vamos listar algumas características e as vantagens do ERP:

  • Permite o acompanhamento em tempo real das movimentações feitas na empresa, como vendas, resultado financeiro, gestão, relacionamento como cliente;
  • Otimização do tempo através da eliminação de atividades redundantes, permitindo que haja mais tempo disponível para a criação de estratégias comerciais, por exemplo;
  • Permite o gerenciamento integrado de unidades que estão sob a mesma administração;
  • Maior controle de questões tributárias e emissão correta de documentos exigidos pelo governo, como notas fiscais;
  • É possível fazer o planejamento e controle de estoque. Evitando gastos desnecessários com mercadorias, afinal estoque parado é dinheiro perdido. Com estes cuidados é possível aumentar o ticket médio e sua rentabilidade;
  • Antecipação de informações que contribuem para a tomada de decisões estratégicas. Ao conhecer informações do cliente, como histórico de compras e preferências, é possível saber a melhor forma de atendê-lo e proporcionar mudanças necessárias para o crescimento da empresa.

Além de todas essas vantagens, hoje se trata de uma solução acessível. Vemos como um investimento de retorno certo, pois gera a redução de custos e o aumento da receita.

Um software ERP é uma excelente ferramenta para dar suporte aos mais diversos departamentos da sua empresa. Com ele, será possível melhorar a comunicação e o relacionamento com clientes, além de fornecer informações necessárias para os setores pertinentes.

As pequenas e médias empresas, portanto, tem nos sistemas ERP um importante aliado para desenvolver o negócio, alavancar as vendas e ter uma base de clientes sólida. A tecnologia deve ser usada por negócios de todos os portes, e isso já é uma realidade.

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